Pular para o conteúdo principal

Minimalismo na sala de aula


Primeiramente, precisamos saber o que é o minimalismo:
Ele existe de duas formas: a  primeira (e a mais conhecida) se trata de um movimento artístico (que existe até hoje em dia), em que é o mínimo de itens que compõe o cenário, fotografia ou algo semelhante. A segunda visão é sobre uma filosofia de vida (que na qual tratarei nesse pequeno artigo), e o minimalismo como filosofia de vida pode ter vários meios de agir e de ser diante de situações ou condições, o que pode variar e se adaptar de acordo com cada indivíduo, o que explanarei aqui será mais voltado para o minimalismo pessoal e como você pode levar do pessoal para o profissional ( no caso a sala de aula, e sem fazer os alunos serem minimalistas para poder lhe compreender). Bem, o minimalismo ( ou o minimalista) procura fazer tudo com clareza, ou seja, nada que possa lhe atrapalhar no sentido da compreensão do assunto, outro ponto a ser levantado no minimalismo é a simplicidade, e como poderemos levar isso para a sala de aula? Simples, a ludicidade é uma alternativa para quebrar a monotonia dentro da sala de aula, levando aulas mais descontraídas e leves, outra alternativa simples é as rodas de conversas entre alunos e professores acerca do assunto, quebrando a tensão do assunto e compartilhando compreensão entre todos da sala (um exemplo disso são os grupos de assuntos promovidos pelos próprios estudantes em que debatem sobre o assunto, trocando aprendizados e pontos de vistas diferentes), essa quebra de monotonia dentro da sala de aula propõe um ensino mais leve e descontraído.
O minimalismo pode trazer benefícios para a sala de aula (mas tenha em mente que isso não será o salvador das suas aulas), aprimorando a troca de informação entre os alunos e o professor e vice-versa, auxilia a organização das aulas e permitindo uma flexibilidade do docente para as variáveis que ocorre dentro da sala de aula (principalmente durante a aula). Os atributos que são providos pelo minimalismo como forma de vida não ocorre da "noite pro dia", mas sim é um processo que acontece de acordo com cada indivíduo, podemos ser rápido ou devagar, dependendo do quanto se aplica a mudanças e saiba de adaptar as situações.
Então é isso pessoas, caso tenha gostado, compartilhe com seus amigos e nos vemos na próxima!

Comentários

  1. Yves, espero que continue implementando este espaço de diálogo e interação entre docentes e discentes! Destaco a relevância acadêmica e pertinência pedagógica como pilares para o ensino de Língua Portuguesa. Neste sentido, o BLOG pode ser o lugar virtual para publicar e socializar vídeos, dicas, mensagens, reflexões e atividades nesta área...USE E ABUSE DAS TECNOLOGIAS PARA INOVAR NA EDUCAÇÃO! ESSE É o DESAFIO DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário