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Resenha crítica do texto: “COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: TRÍADE DO SÉCULO XXI” de Guillermo Orozco Gómez



(CLIQUE aqui PARA LER O TEXTO DO AUTOR NA INTEGRA)

COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: TRÍADE DO SÉCULO XXI

As novas tecnologias que veio com propósito de melhorar e facilitar nossas vida quotidianas, também trouxe com ela, questionamentos sobre a forma de uso e como se deve comportar diante dessas tecnologias inovadoras, como é o caso da Rede de alcance mundial (conhecido como World Wide Web - WWW). Com essa nova ferramenta, veio o compartilhamento de conteúdos ao redor do mundo, onde todos os tipos de conhecimentos acumulados por outros indivíduos poderiam ser “divididos” com outras pessoas em qualquer parte do planeta, facilitando acesso de pessoas e de profissionais da educação a esses conteúdos, assim melhorando e complementando o ensino de forma mais ampla. O autor aborda a temática de uma tríade entre a comunicação, educação e novas tecnologias, a comunicação fica responsável exclusivamente a aqueles que lecionam, independente do tipo de conteúdo ou da área, e estes são responsáveis por passar conteúdo mais atualizado possível aos seus discentes, trazendo uma informação mais recente e mais precisa, pois na sociedade contemporânea, as informações mais antigas são desclassificadas e inutilizadas, por conta do fluxo de informação de passa diariamente pela rede de Internet, por conta desse fator é onde varios e varios docentes recorrem a internet para obter o conhecimento e o conteúdo de um determinado componente mais recente, para que se transmita um conhecimento mais atual para a sociedade vigente, como o próprio autor diz: ”as novas tecnologias devem se articular como suporte de uma comunicação educativa mais diversificada, através do aproveitamento de variadas linguagens, formatações e canais de produção e circulação de novos conhecimentos.”. A comunicação também fica responsável por aqueles que fazem a transmissão inicial desse conhecimento, onde esse indivíduo necessita de conhecimentos nprévios sobre o modo de transmissão dessas informações para o seu público “educando-usuário” eu acredito que ele esteja tratando de mídias (CD/DVD) para o compartilhamento de informações e de conteúdos, onde que no ano que foi produzido o texto na qual estou me referindo se passa pouquíssimos anos após o ano 2000, onde não existia um acesso de internet de forma global, onde todos estão conectados e muitos menos o fluxo de informação como é nos dias de hoje, onde a cada segundo, varia e varia informações são geradas, produzidas e postadas. No período do texto, ainda estava crescendo a metodologia de videoaulas gravadas em DVDs, como reforços para  vestibulares ou concursos públicos, atualmente com a expansão em massa da internet a nível mundial, onde quase o mundo inteiro está conectado, a modalidade de video-aula foi se modificando com o passar dos anos, tornando mais acessível às pessoas e também os produtores de mídias foram mudando sua forma de passar os conteúdos e aplicações quotidianas.
    Outro ponto abordado pelo autor foi sobre as decisões políticas influenciaram definitivamente sobre a inserção ou não de uma nova tecnologia em um determinado país, e a aplicação dessa tecnologia será totalmente decisiva a depender do Estado ou do governo regente do país, e por consequência disso, ocorre uma desigualdade tecnológica, onde as pessoas de poder aquisitivo maior pode pagar por uma tecnologia mais recente, enquanto o restante da população deve se “conformar” com a tecnologia inferior que está de forma mais acessível a eles, coisa que não é diferente nos dias atuais, aliás, esse é um dos fatores principais no incentivo ao capitalismo exacerbado da sociedade atual, onde os melhores produtos estão disponíveis para aqueles que podem pagar por esse produto, e os que não podem, ou acabam procurando meios ilegais de adquirir esses produtos ou simplesmente “se conforma” com o que está acessível a ele naquele período.
Texto de autoria de: Yves Del Bianco Mota Barbosa, discente do curso de Letras com Habilitação em Lingua Portuguesa, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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