Resenha crítica do texto: “COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: TRÍADE DO SÉCULO XXI” de Guillermo Orozco Gómez
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COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: TRÍADE DO SÉCULO XXI
As novas tecnologias que veio com propósito de melhorar e
facilitar nossas vida quotidianas, também trouxe com ela, questionamentos
sobre a forma de uso e como se deve comportar diante dessas tecnologias
inovadoras, como é o caso da Rede de alcance mundial (conhecido como
World Wide Web - WWW). Com essa nova ferramenta, veio o compartilhamento
de conteúdos ao redor do mundo, onde todos os tipos de conhecimentos
acumulados por outros indivíduos poderiam ser “divididos” com outras pessoas em
qualquer parte do planeta, facilitando acesso de pessoas e de
profissionais da educação a esses conteúdos, assim melhorando e complementando
o ensino de forma mais ampla. O autor aborda a temática de uma tríade entre a
comunicação, educação e novas tecnologias, a comunicação fica responsável
exclusivamente a aqueles que lecionam, independente do tipo de conteúdo ou da
área, e estes são responsáveis por passar conteúdo mais atualizado possível
aos seus discentes, trazendo uma informação mais recente e mais precisa,
pois na sociedade contemporânea, as informações mais antigas são
desclassificadas e inutilizadas, por conta do fluxo de informação de passa
diariamente pela rede de Internet, por conta desse fator é onde varios e
varios docentes recorrem a internet para obter o conhecimento e o conteúdo de
um determinado componente mais recente, para que se transmita um conhecimento
mais atual para a sociedade vigente, como o próprio autor diz: ”as novas
tecnologias devem se articular como suporte de uma comunicação educativa mais
diversificada, através do aproveitamento de variadas linguagens, formatações e
canais de produção e circulação de novos conhecimentos.”. A comunicação
também fica responsável por aqueles que fazem a transmissão inicial desse
conhecimento, onde esse indivíduo necessita de conhecimentos nprévios sobre o
modo de transmissão dessas informações para o seu público “educando-usuário” eu
acredito que ele esteja tratando de mídias (CD/DVD) para o compartilhamento de
informações e de conteúdos, onde que no ano que foi produzido o texto na qual
estou me referindo se passa pouquíssimos anos após o ano 2000, onde não existia
um acesso de internet de forma global, onde todos estão conectados e
muitos menos o fluxo de informação como é nos dias de hoje, onde a cada
segundo, varia e varia informações são geradas, produzidas e postadas. No
período do texto, ainda estava crescendo a metodologia de videoaulas gravadas
em DVDs, como reforços para vestibulares ou concursos públicos,
atualmente com a expansão em massa da internet a nível mundial, onde quase
o mundo inteiro está conectado, a modalidade de video-aula foi se
modificando com o passar dos anos, tornando mais acessível às pessoas e
também os produtores de mídias foram mudando sua forma de passar os
conteúdos e aplicações quotidianas.
Outro ponto abordado pelo autor foi sobre as
decisões políticas influenciaram definitivamente sobre a inserção ou não de uma
nova tecnologia em um determinado país, e a aplicação dessa tecnologia será
totalmente decisiva a depender do Estado ou do governo regente do país, e
por consequência disso, ocorre uma desigualdade tecnológica, onde as
pessoas de poder aquisitivo maior pode pagar por uma tecnologia mais recente,
enquanto o restante da população deve se “conformar” com a tecnologia inferior
que está de forma mais acessível a eles, coisa que não é diferente nos
dias atuais, aliás, esse é um dos fatores principais no incentivo ao
capitalismo exacerbado da sociedade atual, onde os melhores produtos estão
disponíveis para aqueles que podem pagar por esse produto, e os que não
podem, ou acabam procurando meios ilegais de adquirir esses produtos ou
simplesmente “se conforma” com o que está acessível a ele naquele período.
Texto
de autoria de: Yves Del Bianco Mota Barbosa, discente do curso de Letras com
Habilitação em Lingua Portuguesa, da Universidade do Estado da Bahia
(UNEB).
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